[ editar artigo]

Equipe da UTFPR lança app de doações

Equipe da UTFPR lança app de doações

Conectar quem quer ajudar com quem necessita de ajuda: essa é a premissa do aplicativo NÓS Nosso Olhar Solidário.

O app, desenvolvido por alunos e professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Câmpus Curitiba), foi lançado em maio na Play Store e já conta com mais de uma centena de downloads. 

Ao todo, já são mais de 100 ações de Curitiba e região metropolitana cadastradas com alguma necessidade. Dentre essas, estão desde produtos como materiais de limpeza, higiene e cestas básicas, até serviços voluntários, como confecção de máscaras e realização de transporte.

Para baixar o app, basta seguir estes passos:

Passo a passo para instalação do aplicativo Nosso Olhar Solidário

Entrando no aplicativo, para a conveniência do doador, há a relação de todas as ações cadastradas, ordenadas por distância. Assim, pode escolher uma tanto a partir dessa lista, quanto a partir do produto ou serviço com que deseja contribuir. Já para as ações que desejam ser listadas no app, há nele um formulário a ser preenchido, para que a equipe possa entrar em contato confirmando a inscrição. 

Por trás da inovação social, a equipe multidisciplinar é composta por alunos e professores dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Design, Medicina, Artes Visuais, Sistemas de Telecomunicações e Direito. “Ajudar o próximo acalma o espírito. Esse projeto é uma forma de ajudar quem precisa e eu fico feliz que eu possa fazer isso com meus conhecimentos”, declarou Marco Przybysz, programador front-end.

O projeto conta com o apoio da UTFPR e do programa Sustenta Paraná e já é uma ferramenta essencial para o apoio de pessoas em vulnerabilidade social. O NÓS segue a linha de pensamento de Paulo Freire, quando este diz que é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. E para aqueles que pensam assim, também, vamos juntos tornar o nosso olhar mais solidário?

 

Quarentena Solidária
Ler conteúdo completo
Indicados para você