[ editar artigo]

Curitiba está em Alerta Laranja: Redobre a proteção para evitar o contágio

Curitiba está em Alerta Laranja: Redobre a proteção para evitar o contágio

Curitiba mudou de status em relação ao coronavírus. Agora estamos em Alerta Laranja, apenas um antes do alerta máximo de contaminação. Com o Laranja, várias operações não-essenciais voltam a fechar e é urgente que a maior quantidade de pessoas possível faça o isolamento social.

Na última semana, a média atual de novos casos de covid-19 na cidade é de 67, quase cinco vezes mais do que os 14 diários registrados de março até agora. A ocupação dos leitos de UTI públicos já passa de 85%.

➡️ Em meados de março, você provavelmente ficou chocado com as cerca de 1.600 mortes diárias na Itália (na época a Europa era o epicentro da doença) e com a chegada do vírus ao Brasil.

Por aqui, as aulas e eventos foram suspensos e a quarentena foi estimulada. Por algumas semanas, vimos ruas mais vazias, comércios fechados e respeito, em geral, às regras de isolamento social.

O que muda do cenário daquela época para a agora? Temos mais de mil brasileiros mortos pela doença todos os dias. É mais necessário do que nunca ficar em casa! Faça a sua parte e salve vidas.

➡️  Cada dia sem distanciamento social aumenta em 2,4 dias o surto por covid-19, segundo estudo americano. O que você vê quando olha pela janela de casa ou quando precisa sair para realizar alguma atividade essencial? A realidade em quase toda a cidade de Curitiba é de ruas movimentadas, quase como se não estivéssemos vivendo uma pandemia.

Só conseguiremos sair dessa situação com a menor quantidade de mortes possível e sem o colapso do sistema de saúde se tivermos apoio à sobrevivência da população para que tenham condições de levar a quarentena a sério. Cobre medidas eficazes dos governantes e faça a sua parte: 

Por isso tudo: Fique em casa.
Se precisar mesmo sair, use máscara, higienize as mãos frequentemente e mantenha distanciamento de 1,5m de outras pessoas. Isso salva vidas.

Quarentena Solidária
Ler matéria completa
Indicados para você