[ editar artigo]

Conheça iniciativas que participam do GT Inovação Social da Quarentena Solidária

Conheça iniciativas que participam do GT Inovação Social da Quarentena Solidária

Texto: Marina Pilato

Da área educacional à produção industrial, conheça algumas das iniciativas que estão sendo apoiadas com o assessoramento do Instituto no GT Inovação Social da Quarentena Solidária 💕

🔸 Academia Médica: Os pacientes com covid-19 em estado mais grave precisam de ventilação mecânica. Porém, uma minoria dos profissionais da saúde é capacitado para realizar esse procedimento. A Academia Médica propõe educação em massa para os profissionais assistentes, como médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, que têm contato direto com os pacientes, para melhorar o cuidado e a efetividade da ventilação mecânica.

🔸 BemBom: Evitar a multiplicação do novo coronavírus transmitido através da utilização dos ônibus de Curitiba. Esse é o objetivo do BemBom, com equipes de distribuição de máscaras e luvas em terminais e pontos estratégicos de utilização de ônibus na cidade. Além disso, os usuários são orientados sobre como lavar as luvas e sobre o tempo de proteção da máscara.

🔸 BIOENG: Alguns problemas ocasionados pela superlotação de unidades de saúde e hospitais estão relacionados à infraestrutura desses locais. Por isso, a BIOENG propõe soluções com projetos arquitetônicos especializados, com alta resolutividade técnica, otimizando escassos recursos humanos, de insumos e logísticos, à distância e colaborativos. Busca aproveitar estruturas ociosas de hospitais existentes ou criadas estruturas provisórias em ginásios de esportes, hotéis e estacionamentos cobertos de supermercados e clubes.

🔸 Broder: Um grupo de pessoas, em especial estudantes universitários, empenhado em tornar o período de isolamento e quarentena menos penoso para quem é dos grupos de risco e está pouco familiarizado com a tecnologia digital, ferramenta de extrema necessidade neste período. Os chamados “broders” oferecem interações online via várias ferramentas gratuitas disponíveis, para solucionar problemas da vida cotidiana sem que essas pessoas precisem sair de casa, como aplicativos de delivery, compras sem sair de casa, streaming e outros. Além disso, oferecem orientações e medidas práticas sugeridas por especialistas sobre como cuidar da prevenção contra o coronavírus.

Se você faz parte de uma iniciativa inovadora que pode colaborar com a população na pandemia, inscreva-a no site: quarentenasolidaria.com.br 👍

🔹 Conecta Projetos: Auxiliar organizações que precisam de recursos para concretizar as ações de ajuda que planejam durante a pandemia. Esse é o trabalho da Conecta Projetos, que busca, identifica, constrói e dissemina iniciativas e oportunidades de captação de recursos, assim como organiza os dados das Organizações da Sociedade Civil para que tenham visibilidade e possam atrair doadores para seu propósito.

🔹 Cooltivando: Durante a pandemia, os agricultores familiares continuam produzindo alimentos para abastecer as pessoas que estão em suas casas fazendo quarentena. Para garantir o sustento dos produtores sem expor eles ou os consumidores a aglomerações, o Cooltivando aproxima agricultores de consumidores por meio da inclusão digital.

🔹 Associação Dar a Mão: Devido à intensa utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais da saúde, muitos locais sofrem com a falta desses materiais, essenciais para a proteção de quem atua na linha de frente no combate ao coronavírus. Pensando nisso, voluntários da Associação estão imprimindo em 3D protetores faciais, para ajudar a diminuir o risco de contaminação da equipe médica que trabalha nos hospitais em contato com pacientes infectados. Parte dos protetores faciais serão distribuídos para a Prefeitura Municipal de São João do Ivaí, onde fica a sede da Associação Dar a Mão, e hospitais do Vale do Ivaí, conforme indicação da Regional de Ivaiporã.

🔹 DDN Tecnologia Textil: Uma máscara que auxilia na minimização da contaminação por vírus e bactérias. A DDN Tecnologia Têxtil desenvolveu uma máscara para isso. A máscara biotecnológica é confeccionada com tecido biodegradável, lavável e impregnada com um antibacteriano.
Com isto, há uma barreira de proteção efetiva contra contaminação pelas vias aéreas e propagação no meio em que a pessoa circula.

 

Quarentena Solidária
Ler conteúdo completo
Indicados para você