[ editar artigo]

Aplicativo conecta prestadores de serviços a contratantes

Aplicativo conecta prestadores de serviços a contratantes

 

A plataforma Paraná Serviços pode ser utilizada por autônomos de todo o estado para entrar em contato com novos clientes e oferecer serviços realizados remotamente


 

Autônomos que passaram a prestar serviços online – devido ao isolamento social praticado como forma de combate ao novo coronavírus – podem encontrar no aplicativo Paraná Serviços uma maneira de entrar em contato com novos clientes. A plataforma, lançada em março de 2019 pelo Governo do Estado, faz a intermediação entre contratantes e prestadores autônomos de serviço em todo o estado. Nela, é possível encontrar mais de 150 categorias de serviços, incluindo os que podem ser realizados remotamente (como aulas de idioma, reforço escolar, sessões de terapia, programação, tradução e consultorias). Tanto contratantes quanto prestadores de serviço podem fazer o download gratuito do aplicativo, que está disponível para os sistemas Android e iOS. 

 

Prestadores de serviço

Após baixar o app, o autônomo deve fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais básicos e informando o tipo de serviço que deseja oferecer. Em seguida, é possível personalizar o perfil, informando os horários de trabalho, escrevendo um breve currículo e até mesmo fazendo upload de fotos de serviços já realizados. Após essa etapa, basta esperar que o cliente entre em contato através do chat do aplicativo. Por meio dele, pode-se combinar a forma de pagamento e agendar o serviço. A ferramenta ainda permite organizar a agenda de acordo com a quantidade de serviços solicitados e finalizados.

 

Contratantes

Para o contratante, é necessário pesquisar pelo serviço desejado. Ao encontrar o profissional que melhor atende às suas necessidades, é possível consultar os horários disponíveis em sua agenda, verificar se há recomendações de outros usuários, além de enviar uma mensagem para solicitar orçamento e entrar em acordo a respeito da forma de pagamento. Contratantes também podem criar um perfil de prestador de serviço (e vice-versa).

 

Outros serviços

Além dos serviços que podem ser realizados remotamente, a plataforma também oferta aqueles que precisam ser realizados pessoalmente – como os prestados por pedreiros, diaristas, manicures, encanadores, marceneiros e eletricistas. É preciso lembrar, porém, que o isolamento social continua sendo considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma medida eficaz para evitar a propagação da Covid-19.

Quarentena Solidária
Ler conteúdo completo
Indicados para você